Esse caso acontece quando o fraudador descobre que você precisa quitar uma dívida de empréstimo e entra em contato oferecendo um super desconto, caso você pague um boleto de cobrança. Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma dívida de R$40.000,00; a abordagem do fraudador poderá ser: “caso você realize hoje o pagamento de um boleto de R$25.000,00, o restante da sua dívida será abatido”. Tentador, não é mesmo?
Além disso, outro golpe comum se refere à contratação de uma linha de crédito, por exemplo. Nesse caso, o fraudador entra em contato informando que caso a pessoa pague uma taxa X extra, ela deixará de ter empecilhos para contratar uma linha de crédito. Outra abordagem comum é a necessidade de um “depósito antecipado” para liberação do crédito.
Como se proteger? Sempre desconfie de qualquer contato que ofereça descontos ou grandes vantagens. O melhor caminho nesses casos é entrar em contato com os canais oficiais da empresa em que a sua dívida está aberta ou contatar os órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Além disso, outra informação super relevante é que o Banco Central (BC) estabelece que as cobranças de tarifas e taxas das instituições financeiras sobre empréstimos devem ser cobradas junto às parcelas e nunca antes da liberação/aprovação do crédito.
Portanto, para saber se a cobrança pela contratação da linha de crédito está correta, assegure-se de que:
• A cobrança não é feita antes do dinheiro do empréstimo cair na conta;
• A cobrança não é feita à parte das parcelas do crédito.
Caso esses dois cenários não sejam atendidos, desconfie da fraude!
Por fim, verifique se a comunicação está sendo feita através de fontes seguras e nunca passe suas informações pessoais por e-mail ou por WhatsApp. Em caso de dúvidas, sempre entre em contato pelos contatos oficiais da empresa.